Práticas centro Motriz

Exercícios da parte motriz do centro motriz

 

  1. Peça que lhe joguem de pouca distância e com pouca força, uma bola macia. Desvie-se dela. Peça que repitam a operação, aumentando a velocidade. Observe sua velocidade e precisão no esquivar-se. Tome nota de como atuam seus reflexos.

 

  1. Sente-se no chão. Peça a outro participante, colocado atrás de você, que, sem prévio aviso, bata palma com força. Responda a essa batida pondo-se de pé o mais rapidamente possível. Repita a operação e tome nota de sua velocidade na resposta.

 

  1. Coloque-se em posição de iniciar uma corrida (agachado, uma perna flexionada, a outra mais atrás, esticada, as mãos no chão). Responda à batida de palma de seu colaborador o mais rapidamente possível, realizando somente o "arranque", já que não se trata de sair correndo. Repita a operação e tome nota de sua velocidade na resposta.

 

  1. De pé, feche os olhos. Avance colocando o pé esquerdo na frente do pé direito, de maneira que o calcanhar do primeiro toque a ponta do segundo. Repita a mesma operação com o outro pé. Procure equilibrar o corpo sem estender os braços. Quando conseguir estabilidade, passe a realizar o exercício com cada vez maior rapidez. No mínimo, deveria poder deslocar-se uns dois metros sem abrir os olhos. Tome nota de suas falhas no equilíbrio.

 

Exercícios da parte emotiva do centro motriz.

 

            Conforme vimos anteriormente, sabemos que uma pessoa, ao longo da vida, adquire maus hábitos em sua estática e em sua dinâmica corporal. Não obstante, repetindo os exercícios de correção e mantendo as novas posições aprendidas, pode superar satisfatoriamente esses hábitos.

            Veremos, agora, como podem ser trabalhados os hábitos de posições e movimentos, a fim de se obter maior desenvoltura, domínio e graça de movimentos. Estes exercícios são chamados de "contradição motriz".

 

  1. Sente-se da forma habitual. Agora, assuma posturas que sejam diferentes da sua postura habitual. Modifique várias vezes tais posturas, até que nenhuma delas se repita. Um recurso interessante é o de imitar outras pessoas. Tome nota de suas dificuldades e aperfeiçoe o exercício.

 

  1. De pé. Ande como habitualmente o faz. Agora, caminhe de um modo totalmente inusual. Utilize o recurso de imitar, por exemplo, um marinheiro, um ancião, etc. Estude as dificuldades que tem para livrar-se de seus hábitos de movimento. Tome nota e aperfeiçoe mediante repetições.

 

  1. Sente-se em frente a uma mesa, com as mãos fechadas e com os indicadores estendidos (estes apoiam-se na mesa). Enquanto o indicador esquerdo sobe e desce verticalmente, batendo na mesa, o indicador direito se desloca sobre a mesa da esquerda para a direita e vice-versa. Faça os movimentos de forma não sincronizada. Posteriormente, acelere sua execução e acrescente dois e três golpes.

 

  1. Sente-se com as mãos sobre os joelhos. Leve a mão esquerda ao nariz e simultaneamente leve a mão direita à orelha esquerda. Volte a colocar as mãos sobre os joelhos e inverta o exercício levando a mão direita vai ao nariz e, simultaneamente, a mão esquerda à orelha direita. Repita acelerando cada vez mais os movimentos.

 

  1. De pé, coloque a mão direita apoiada no ventre e a mão esquerda sobre a cabeça. Enquanto desloca a mão direita no sentido dos ponteiros do relógio, a mão esquerda sobe e desce sobre a cabeça, em perfeito sentido vertical. A seguir, inverta o sentido do giro da mão direita e continue como no momento anterior. Modifique, posteriormente, a posição de ambas as mãos e continue. Por último, realize o mesmo exercício, ao mesmo tempo que move a cabeça da esquerda para a direita e vice-versa.

 

  1. De pé, sobre um dos pés. A perna que fica sem apoio descreve movimentos circulares, enquanto ambos os braços se erguem lateralmente ao nível dos ombros e caem. Posteriormente, levante os braços à mesma altura, porém, para a frente. Alterne as pernas.

 

  1. Efetue o exercício anterior e acrescente movimentos circulares de cabeça, procurando manter o equilíbrio. Repita os exercícios até conseguir seu domínio.

 

Exercícios da parte intelectual do centro motriz

 

            Estes exercícios requerem de muita atenção e "cuidado" nos movimentos. Sua principal vantagem é permitir a melhora da harmonia e ritmo corporal dos deslocamentos.

 

  1. De pé, com um livro sobre a cabeça. ande lentamente, mantendo sempre a postura ereta correta.

 

  1. Ande e depois sente-se, sempre com o livro sobre a cabeça, conferindo graça e velocidade aos movimentos.

 

  1. De pé, gire sobre si mesmo. Ande para a frente e para trás. Desloque-se lateralmente uns passos para a direita e depois para a esquerda. Imprima velocidade crescente aos movimentos. Tome nota das observações.