5242139457_b4b31a1a53_c (1).jpg

Experiências Guiadas

 

 

 

As experiências guiadas são trabalhos com imagens. Nossa imaginação nos permite recordar o passado, viver o presente e imaginar o futuro.

 

Nas experiências guiadas trabalhamos com imagens em um roteiro, como num filme. Você é o personagem que vai viver todas as cenas e junto com elas virão sensações e memórias.

 

A Proposta é nos autoconhecer e com isso, podermos ver e transformar conteúdos internos que estão em nossa memória mais profunda.

 

Dessa forma, através da prática com as experiências guiadas, podemos superar frustrações e ressentimentos passados, ordenar atividades presentes e dar ao futuro um sentido que elimine angústias, temores e a desorientação.

 

Cada Experiência tem como objetivo a mudança das imagens e dos climas (sensações) que surgem, através de uma proposta de reconciliação ou de mudança do ponto de vista sobre o problema.

 

 

Quantas vezes devo fazer
cada experiência? 

 

Não é possível definir quantas vezes será necessário repetir uma Experiência Guiada.

 

É interessante observarmos nossa necessidade, com amabilidade e sinceridade interna.

 

Pode ser que, depois de realizar uma experiência, não se alcancem imediatamente os resultados desejados. Nesse caso, trabalhar essa experiência com permanência pode ser um fator de muita importância para alcançar o objetivo. Além disso, depois de realizadas, as imagens que geramos continuam atuando e produzindo mudanças.

 

Essa transformação não ficará restrita apenas a uma experiência interna em cada pessoa – ela se expressará em mudanças de conduta nas situações análogas da vida cotidiana.

A intenção de querer mudar uma situação e um comportamento é o que faz com que essa prática possa gerar transformações.

40480260832_5af8db720e_o.jpg

Como Fazer?

 

Antes de iniciarmos, fazemos um relaxamento completo.

 

Podemos fazer sozinhos através de áudio ou em grupo um participante lê para todos.

 

Acompanhamos o texto de olhos fechados, para que possamos nos concentrar em nosso interior e nos deixar guiar pelas imagens.

 

No texto das experiências há asteriscos(*). Na leitura deve-se fazer uma pausa maior, já que estas Indicam que é necessário dar um tempo para que cada pessoa coloque mentalmente seus personagens ou objetos.

A prática individual é interessante no caso de achar necessário repetir várias vezes, ou fazer em horários específicos, mas quando praticamos em grupo, podemos falar o que nos aconteceu, compartilhar nossas emoções, dúvidas ou conclusões. Além disso, a diversidade das experiências é um grande aprendizado para todos, porque nos permite ampliar o ponto de vista e, portanto as conclusões.

 

 

As experiências foram divididas por temas:

 

1. Experiências de reconciliação com o passado: 

 

Levam-nos a fatos passados. Buscam ajudar a mobilizarmos nosso ponto de vista e emoções que ficaram estáticas ou esquecidas, e com isso apoiar reconciliações, superar frustrações e ressentimentos. Ressignificar o que nos fez e faz sofrer, nos colocar no lugar de outros, gerar novas compreensões dos fatos.

2. Experiências de localização no momento atual

 

Têm como proposta ajudar a organizar as atividades presentes, dar novos significados a conteúdos e ampliar nossa forma de nos ver e compreender o mundo.

 

3. Experiências de propostas a futuro: 

 

Ajudam a repensar projetos, esperanças e a maneira que vemos ou imaginamos o nosso futuro.

 

4. Experiências sobre o sentido da vida:

 

Têm a proposta de dar ao futuro um sentido que elimine as angústias, os temores e a desorientação.

Em síntese, as Experiências Guiadas tendem a positivizar a existência, a fortalecer o contato consigo mesmo, e a favorecer a busca do sentido da vida.